domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ambientes Virtuais


Em relação aos ambientes virtuais podemos elucidar que é uma maneira de aprendizado que vem fomentando e contribuindo para que a Educação a distância seja melhor desenvolvida.
A priori os objetivos da Educação a distância para com Educação de Adultos utilizando-se dos ambientes Virtuais são congruentes as outras modalidades de EJA (proporcionar a clientela que está afastada da escola e desejam retomar os seus estudos, concluírem os ensinos deficitários), porém com algumas particularidades: flexibilidade entre tempo e espaço, pois são pessoas que trabalham ou que realmente não podem se dedicar por fatores exógenos como o financeiro; e também oferecer a inclusão digital. Criando cursos virtuais acessíveis de qualquer localidade, disponibilizando textos e outros de forma interativa e eficaz.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas em várias áreas de ensino, e porque não seria de bom uso também aplicá-las à EJA ou nas séries iniciais do ensino fundamental? Os ambientes virtuais conseguem aliar as Tecnologias de Informação e Comunicação através de softwares que auxiliam na montagem de cursos que se pode acessar pela internet. Mesclando-se vários tipos de mídias (vídeo, som, imagens, slides, etc) com o intuito de promover o conhecimento. Para isso também são disponibilizadas maneiras de comunicações não ficando algo estagnado ou de pouca interação. Daí a necessidade de uma comunicação por e-mails, por fóruns, chats, videoconferências, webconferências e outros.
Alguns cursos também disponibilizam uma base de dados com conteúdo versátil e que é diretamente conectado ao conteúdo programático. São as bibliotecas virtuais que auxiliam aos alunos que não possuem uma forma de adquirir ou a ter acesso aos livros cobrados nas ementas.
Alguns Exemplos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Moodle, iTutor, SOLAR, Sócrates, TelEduc, Amadeus, AVA AIED e Eureka.
Um fato que temos que pontuar é que o ambiente virtual não é apenas de uma via. Ela possui o contraponto ou o feedback por parte das Instituições. Os professores, tutores ou até mesmo a Instituição não deixam o aluno só. Porque não é apenas por não estarem no ambiente que seria “o normal” da educação, que estariam abandonados. Há a preocupação do acompanhamento do desenvolvimento dos educandos. Algumas Instituições possuem tutores que tem a função exclusiva de acompanhamento on-line, sem nenhum prejuízo para o aluno, ou seja, apenas benefícios para que se atinja a maestria de ensino e conhecimento. Isto tudo para unir o professor e o aluno durante o processo de instrução.
Também vale frisar o uso de softwares livres para que não seja onerosa a prática desta ferramenta que vem ultimamente a contribuir para o desenvolvimento da EJA e de conteúdos visando as crianças. O próprio fórumeja (http://forumeja.org.br/) é praticante desta postura. Além de se utilizar apenas do software livre, ainda disponibiliza ao aluno estes programas para download.
Concluindo, temos que exaltar o fato das TIC serem utilizadas de maneira pedagogicamente apropriadas nos ambientes virtuais, porém tem que se ter a preocupação no que tange ao treinamento tanto do aluno como do professor. Nem todos são conhecedores destas novas tecnologias. Há também que se observar a necessidade de um suporte técnico para as dúvidas que com certeza ocorrerão.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p.480.

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