terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tablets: que "diacho" é isso? O que eles fazem? Para que eles servem?


A novidade tecnológica que está nos meandros de várias conversas que se referem a tecnologia e a educação é o tablet.
Mas a grande questão dentre muitas é: o que é um tablet? Existe a analogia de considerá-lo como um computador como outro qualquer, porém não é totalmente correta tal afirmação. Ele possui algumas diferenças pontuais como: a substituição do teclado pela opção touch screen (tela sensível ao toque), a sua portabilidade, aplicativos próprios e versatilidade. Ele também possui características do smartphone. Portanto, alia as funcionalidades de um computador convencional e o smartphone.
A priori é considerado uma prancheta eletrônica voltada para recursos multimídias (por vezes considerado até um “brinquedo”) e que com o seu surgimento a tendência é de ir tomando o espaço dos notebooks, livros e cadernos. Tem estrutura super fina e compactada. São leves e portáteis, deixando com que seja um equipamento de fácil carregamento. Facilitando a vida de pessoas que tem, em seu traslado, a necessidade de carregar pouco peso. Além da dinâmica de estar com ele em mãos independente do local (ônibus, metrô, no trabalho, almoçando, etc.).
A advinda dos tablets é do ano 2010 e na atualidade é o “must have” da sociedade capitalista no momento. Todos querem. Todos precisam. Mas não sabem do que eles são capazes.
Com este equipamento podesse navegar na internet, editar documentos eletrônicos, ler e-mails, relacionar-se com as redes sociais, rodando jogos específicos e voltados para eles e também ler livros.
Algumas pessoas ainda se mostram em dúvidas sobre para que serve o tablet, mas depois que são apresentadas aos recursos do equipamento, descobrem uma nova forma de interagir com o mundo virtual. O design permite uma perfeita visualização do conteúdo e garante praticidade no transporte.

Direitos Autorais:
Canal de edtsbonini (YOUTUBE)
© | Copyright


A maior parte dos Tablet PCs utilizam o Windows XP Tablet PC Edition, ou também o Google Android como sistema operacional (sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux), embora tendam a utilizar no futuro o Windows Vista e Windows Seven, dado que algumas versões do novo sistema operativo da Microsoft incorporam já as funcionalidades dedicadas ao tablet PC, entre elas o Windows Journal e o famoso jogo InkBall.

O TABLET NA ESCOLA

Um ponto que merece reflexão ultimamente é o fato de que instituições de ensino estão inserindo o tablet no ambiente escolar. Já utilizando o equipamento ou fazendo estudos de inserí-los.
Coloco-me num posicionamento favorável de inserção do tablet no ambiente escolar. Começando a entrega para os professores (estes tendo um treinamento eficaz) e logo após um planejamento do uso desta tecnologia a entrega para os alunos. Pois sem um planejamento do porque e para que usá-lo na escola tenderá a ser um objeto de desestabilização, de desatenção e desconstrução da relação professor-aluno que existe atualmente.
Saiba mais nesta matéria da VEJA que discorre sobre o uso do tablet em sala de aula:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/tablets-chegam-as-escolas-de-ponta-do-brasil-%E2%80%93-e-trazem-um-velho-desafio

E mais com o vídeo a seguir:


Direitos Autorais:
Canal de profissionaisdotexto (YOUTUBE)
© | Copyright


Concluindo, o tablet não é a salvação de um sistema educacional falido. Ele é um recurso tecnológico que deve ser explorado para gerar benfeitorias na relação ensino-aprendizagem numa construção de conhecimento em uníssono com o professor e o aluno. O tablet é ferramenta e meio. Não é o que vai resolver a educação, mas sim melhorar com o seu uso adequado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário